Procure seu imóvel

Finalidade:

Cidade:

Bairro:

Tipo do imóvel:

Valor:

Empresa

A história de João Barbosa Netto, poderia ser mais uma daquelas de mineiros que se apaixonam pelo litoral de São João da Barra e com ele firmam uma longa relação, se tornando sanjoanenses de coração. Só que João foi além e fez do sonho não concretizado de um outro mineiro, o professor Telê Santana — maior treinador da história da Seleção Brasileira de Futebol — o seu desafio e contribui para que uma área antes isolada se tornasse hoje um dos bairros mais populosos de Grussaí.

Para entender um pouco essa história, é preciso voltar à década de 80, quando João iniciou de fato a sua relação com Grussaí. Ele era empregado da firma de Telê Santana, que tinha a idéia de construir um complexo esportivo na praia. Mas, o empreendimento não deu certo e a saída foi lotear a área. A João Barbosa coube a função de promover o loteamento.

A partir daí o “outro lado da lagoa” foi se tornando um bairro populoso e começou a se estender para os lados da lagoa de Iquipari, tornando em loteamentos áreas que pertenceram não só a Telê Santana.

Com isso, João ficava mais tempo em Grussaí do que em Belo Horizonte, de onde era natural. Sua paixão pelo litoral sanjoanense só ia aumentando, até que em 1990 decidiu trazer para morar na praia a esposa e as três filhas menores, tornando delas também “sanjoaneiras”.

Assim como a esposa, João morreu por complicações provocadas por um câncer. Mas manteve viva a sua história com Grussaí, através das suas três filhas, que seguem a imobiliária criada por ele e constituíram famílias. Hoje elas criam também seus filhos na terra onde João escolheu para viver até os seus últimos dias em 2007. Se estivesse vivo, ele estaria com 74 anos.

João tinha cinco irmãos e desde os 16 anos se tornou um exemplo ao começar a trabalhar. Tinha como espelho o avô também chamado João, que ajudou a fundar o município de Onça do Pitangui, também em Minas Gerais, de onde veio a família. O reconhecimento ao avô João Francisco Barbosa está no nome do grupo escolar da cidade, o Cel Zico Barbosa.

Assim como fez o avô com Onça do Pitangui, João fez com o “outro lado da lagoa”. Hoje, o cenário em Grussaí é bem diferente do desbravado por João na década de 80. É fato que os serviços essências na área, como energia e água, só chegaram um bom tempo depois. Atualmente, as principais ruas são calçadas e novos projetos para o bairro estão em andamento.

De certa forma, foi a iniciativa de João que democratizou o acesso dos menos abastados ao litoral sanjoanense, pois com a venda de terrenos com preços mais em conta, ele fez do local uma referência. Prova disso, são as inúmeras construções e a variedade comercial, que cada vez mais atrai pequenos e médios empreendedores. Do conjunto de casas isoladas e sem terminar, só restaram lembranças.

E hoje, as três filhas do Sr. João continuam trabalhando no ramo imobiliário, sendo agora transformada em M.BARBOSA – CORRETORA DE IMÓVEIS...

Ajudando a construir o SEU sonho...

empresa